Postado por - Heitor Montes

Com uso do VAR, Bahia empata com o Palmeiras no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil

Na noite desta quinta-feira (2), o Bahia empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Esta fase da competição contou o uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR), que entrou em cena, influenciando no curso da partida.

O árbitro Anderson Daronco usou o VAR para retirar o cartão vermelho que havia dado ao volante Gregore, do Bahia, após ele ter cometido pênalti. Após consultar a tecnologia, ele deu o cartão amarelo ao jogador.

O jogo de volta acontece na quinta-feira, dia 16 de agosto, às 19h15, no Allianz Parque. Quem vencer a partida, se classifica às semifinais. Qualquer empate leva a decisão aos pênaltis.

O Bahia volta a campo no próximo domingo (5), às 19h, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

O JOGO

Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto de jogo, o Palmeiras teve uma boa chance. Moisés tenta tocar para Deyverson, mas a bola sobrou para Dudu, que ficou de cara para o gol e bateu na saída de Anderson. Mas o goleiro tricolor fez grande defesa.

O Bahia sofria com a forte marcação palmeirense e não conseguia tocar a bola e armar jogadas. Já o alviverde controlava a partida e conseguia impor velocidade nas subidas para o ataque.

Aos 14, nova chance palmeirense: Dudu cruzou da esquerda e Deyverson, livre na área, deu uma linda bicicleta e a bola passou muito perto da trave direita de Anderson.

Com o tempo, o Palmeiras diminuiu a intensidade da marcação e o Bahia começou a equilibrar o jogo e ter suas chances

Aos 17, Edigar Junio encontrou Zé Rafael, que avançou e foi derrubado pela defesa palmeirense quase na risca da grande área. O próprio Zé Rafael cobrou a falta e a bola tirou tinta da trave esquerda da equipe paulista.

Aos 20, Diogo Barbosa cruzou na área, Bruno Henrique pegou a sobra e bateu forte. A bola explodiu em Mena.

Aos 27, após Anderson afastar o perigo após escanteio para o Palmeiras, Zé Rafael puxou um rápido contra-ataque pela esquerda e tocou para Gilberto, que vinha livre, mas o atacante chutou para longe.

Aos 46, o Bahia teve uma última chance na primeira etapa. Elton pegou uma sobra na área e bateu para o gol, mas o chute foi bloqueado por Edu Dracena.

Segundo tempo

Logo no primeiro minuto, o Bahia ficou perto de abrir o placar. Em contra-ataque, Mena cruzou na área e Gilberto cabeceou perto do gol de Weverton.

Aos cinco, nova chance tricolor. Edigar Junio recebeu na entrada da área, girou sobre Edu Dracena e bateu, mas a bola passou por cima do travessão.

Aos nove, o Bahia quase fez um gol contra. Após falta na área, Gregore tentou cortar para escanteio, mas a bola tomou a direção do gol e Anderson precisou fazer uma grande defesa.

Aos 12, o Bahia tentou o contra-ataque. Gilberto encontrou Edigar Junio, que avançou em velocidade pelo meio e tocou para Vinícius, que foi derrubado perto da entrada da área. Gilberto cobrou a falta na barreira.

Aos 15, mais uma chance tricolor: Edigar Junio chutou, o goleiro Weverton rebateu e a bola quase ficou com o ataque do Bahia, mas o zagueiro Antônio Carlos tirou o perigo. No minuto seguinte, Elton cortou Felipe Melo e bateu de fora da área, para uma grande defesa de Weverton. No rebote, Gilberto tentou o cruzamento, mas a defesa palmeirense mandou para escanteio.

Aos 19, o Palmeiras respondeu: Diogo Barbosa cobrou falta colocada e a bola passou muito perto da trave de Anderson.

O Palmeiras teve a grande chance da partida em um lance que ficou marcado pelo uso do VAR: aos 24, Dudu avançou pela esquerda e encontrou Artur dentro da área. O atacante foi derrubado por Gregore. O árbitro Anderson Daronco marcou pênalti e deu o cartão vermelho ao volante do Bahia. Porém, após consultar o árbitro de vídeo, ele anulou o cartão vermelho e deu apenas o amarelo a Gregore.

Apenas aos 30, o pênalti foi cobrado. Bruno Henrique foi para a bola e mandou no travessão. Seguia o 0 a 0.

Aos 44, numa disputa de bola no alto, Deyverson acabou acertando o cotovelo no resto de Mena, que sangrou bastante e ficou no chão. Após ser informado pelo VAR, o árbitro mostrou o cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 0 Palmeiras
Copa do Brasil - Quartas de final (1º jogo)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 02/08/2018 (quinta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Kleber Lucio Gil
Árbitro de vídeo: Leandro Vuaden, assistido por Ivan Carlos Bohn e Rodolpho Toski Marques

Cartões amarelos: Zé Rafael, Bruno, Tiago, Gregore (Bahia) / Diogo Barbosa, Felipe Melo (Palmeiras)

Cartão vermelho: Deyverson (Palmeiras)

Bahia: Anderson; Bruno, Lucas Fonseca, Tiago e Mena; Elton e Gregore; Zé Rafael (Élber), Vinícius e Edigar Junio (Marco Antônio); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés (Gustavo Scarpa); Willian (Artur), Dudu (Thiago Santos) e Deyverson. Técnico: Paulo Turra.