Postado por - Newton Duarte

Com tabus em jogo, Bahia e Vitória decidem hoje o Baianão na Fonte Nova

Tricolor Baiano tenta superar seca de triunfos sobre maior rival para conquistar o tricampeonato. Com boa vantagem, Leão quer manter escrita sobre adversário e voltar a ser campeão

Ainda que o Vitória tenha uma ótima vantagem, ainda que o Bahia jogue em casa, ainda que Marinho seja a figura da determinação, e Hernane a dos gols... Ainda que o Leão não saiba o que é perder para o maior rival há oito jogos, e ainda que o Tricolor não saiba o que é deixar de conquistar o Campeonato Baiano há dois anos... É impossível prever qualquer resultado para o Ba-Vi deste domingo. Adversários históricos e grandes forças do estado, Bahia e Vitória já protagonizaram inúmeras quebras de escritas e reviravoltas. Por isso, a única coisa certa neste domingo é que um jejum cairá: o de títulos do Rubro-Negro ou de seca de triunfos do Esquadrão sobre o adversário? Só às 16h, na Arena Fonte Nova, para saber.

VITORIA No primeiro Ba-Vi do ano na Fonte, Vitória bateu o Bahia por 2 a 0 (Foto: Fotos: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, mas com a melhor campanha na primeira fase do Baianão, o Bahia precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para ficar com o tricampeonato estadual. O Vitória, por sua vez, pode até empatar ou ser derrotado por um gol para quebrar o jejum de conquistas que já dura dois anos.

Ao mesmo tempo em que foram unânimes ao longo da semana ao dizer que o título baiano não é impossível, os jogadores do Bahia também reconheceram que a tarefa será a mais difícil deste início de temporada. Em jejum de vitórias sobre o maior rival que já dura oito jogos – ou mais de dois anos -, sendo que sequer marcou um gol nos dois últimos clássicos, os atletas admitiram que será preciso muito mais que um bom jogo para superar a vantagem do Vitória. Será fundamental fazer a melhor partida da temporada. Para isso, não faltou treinamento e mistério no Fazendão. Na semana que antecedeu o Ba-Vi, Doriva promoveu trabalhos em dois turnos, alguns fechados para a imprensa. Resta agora esperar que o treinador revele os segredos no duelo de logo mais.

O triunfo sobre o rival no primeiro jogo da final deixou o Vitória muito perto de conquistar um título que não vem desde 2013. O técnico Vagner Mancini e os jogadores, entretanto, pedem calma, muita calma nessa hora. Todos são unânimes em destacar as qualidades do Bahia para deixar claro que não tem nada garantido. É preciso jogar o jogo. E jogar o jogo significa não colocar o regulamento debaixo do braço: é preciso entrar para ganhar, mesmo porque um novo triunfo seria importante para ratificar uma superioridade sobre o adversário.

O árbitro do clássico vem novamente do Rio Grande do Sul. Apita o jogo Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Luiz Cláudio Regazone. O GloboEsporte.com acompanha o Ba-Vi em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

escalacao-faixa

Bahia: com tanto treino fechado e mistério, é claro que Doriva não iria adiantar o time que vai começar o jogo de logo mais. Ainda mais sem saber se poderá contar com alguns jogadores importantes, como Edigar Junio e Hernane. Com um estiramento, o primeiro não deve mesmo jogar. Nos treinos, Doriva até testou João Paulo Gomes no meio-campo, mas a tendência é que o técnico faça poucas mudanças de peças na equipe titular. Neste caso, a única alteração seria a entrada forçada de Luisinho no lugar de Edigar. A provável escalação do Bahia para a partida é: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Éder, Moisés; Feijão, Danilo Pires e Juninho; Luisinho [Henrique], Thiago Ribeiro e Hernane.

Vitória: já diz o ditado, "Em time que está ganhando não se mexe". E o técnico Vagner Mancini não tem motivo para mexer na equipe que venceu o primeiro Ba-Vi da final com tremenda autoridade. O Vitória entra em campo com Caíque; José Welison, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral, Willian Farias e Leandro Domingues; Vander, Marinho e Kieza. O treinador só não sabe se poderá contar com Fernando Miguel e Dagoberto, que durante a semana ficaram no departamento médico.

estao-de-fora-faixa

Bahia: Gustavo, Yuri e Mário se recuperam de cirurgia. Com lesão muscular, Rômulo também não joga.

Vitória: Maicon Silva e Guilherme Mattis se recuperam de lesões. O zagueiro Josué iniciou a fase de transição, mas ainda não está liberado.

ficha-tecnica-faixa

*Ainda não confirmada oficialmente 08/05/2016 9am

4-3-3 BAHIA BAHIA VITORIA VITÓRIA 4-3-3
Marcelo Lomba GOL GOL Caíque
Tinga LAD LAD José Welison
Lucas Fonseca ZAD ZAD Victor Ramos
 Éder ZAE ZAE Ramon
Moisés LAE LAE Diego Renan
Feijão VOL VOL Amaral
Danilo Pires MEC VOL Willian Farias
Juninho MEC MEC L. Domingues
Luisinho ATA ATA Vander
Tiago Ribeiro ATA ATA Marinho
Hernane ATA ATA Kieza
Doriva TEC TEC Vagner Mancini
RESERVAS
Jean  GOL GOL Wallace
Hayner ZAD LAD Vinicius
Robson  ZAD MEC Gabriel
Dedé  ZAD MEC David
João Paulo  LAE MEC Arthur Maia
João Paulo Gomes LAE ATA William Henrique
Paulo Roberto VOL ATA Robert
Zé Roberto ATA LAD Norberto
 LAE Euller
Campeonato Baiano - 2º Jogo da Final
Local:  Fonte Nova em Salvador
Data:  08/05/2015
Horário:  16hs
Árbitro:  Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes:  Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Luiz Cláudio Regazone (Asp. Fifa-RJ)

Leia mais:
Ba-Vi: final do Campeonato Baiano 2016 tem 19 mil ingressos vendidos
Com reforços do sub-20, Bahia encerra preparação para enfrentar o Vitória
Mais ingressos: 25 Sócios são premiados na rádio
Musa do Baianão 2016: conheça as candidatas e vote na sua preferida
Na preparação para final, Bahia faz treinamento no Estádio de Pituaçu
Agora é! Bahia anuncia contratação do zagueiro Jackson por quatro anos

Fonte: Ge.com