Postado por - Newton Duarte

Depois de primeiro gol, Thiago Ribeiro lamenta imediatismo no futebol

Autor de um dos gols na partida contra o Fluminense de Feira, Thiago Ribeiro fala sobre reconhecimento apenas por resultado: "O trabalho em si é pouco analisado"

O atacante Thiago Ribeiro marcou o seuprimeiro gol com a camisa na última quarta-feira, na partida contra o Fluminense de Feira, pela semifinal do Campeonato Baiano. A espera, que durava sete partidas, contudo, não preocupava o atacante. Aos 30 anos e com a bagagem de quem foi campeão do Mundial de Clubes, do Campeonato Brasileiro duas vezes e ainda colecionou outros títulos estaduais em equipes por onde passou, Thiago Ribeiro vê os momentos de altos e baixos como algo normal e típico do próprio futebol.

- Claro que fiquei feliz em fazer o gol, mas isso não me deixa preocupado. Já passei muito por isso. Já passei por momentos que a bola não estava entrando em clubes por onde joguei e já passei também por momentos em que da onde eu chutava a bola entrada. Então, não tem segredo o futebol. Hoje você pode afirmar uma situação e passados três, quatros jogos, todo aquele cenário muda. E, às vezes, você pode fazer um cenário muito bom e dentro de dois, três jogos, aquele cenário que era muito bom se torna ruim - afirma Thiago Ribeiro.

Além da experiência conquistada com a passagem por tradicionais clubes brasileiros, Thiago Ribeiro também rodou o mundo. Passou por Bordeaux, da França, e Cagliari, da Itália, por exemplo. A passagem por essas equipes fez o jogador perceber que o processo de avaliação de um atleta ou a campanha de time é quase sempre imediatista no Brasil e reconhece apenas o resultado e não todo o trabalho feito.

- No futebol, muito se analisa o resultado, aqui no Brasil principalmente. O trabalho em si é pouco analisado. Aqui no Brasil a análise que se faz é que se o time é campeão o trabalho está maravilhosamente bem feito. Se o time não ganha o título, tem que mudar o treinador, os jogadores. Não tem uma análise mais profunda, coisa que tem na Europa, por exemplo. Às vezes, têm treinadores lá que ficam dois, três, quatro anos sem título e continuam à frente da equipe porque as pessoas entendem que o trabalho está sendo bem feito. Então, para se analisar o futebol, tem que ser de uma maneira mais profunda. Quando tiver ganhando e tudo indo bem, não pode achar que é o melhor do mundo. Também quando as coisas não estiverem caminhando muito bem, achar que está tudo errado. Tem que ter um meio termo senão desandam as coisas. A gente está numa final agora e claro que a gente quer ser campeão. Se Deus quiser, a gente conquistar esse título, não quer dizer que está tudo às mil maravilhas. Tem que se reforçar cada vez mais porque quanto mais forte o time estiver, melhor é. O principal objetivo nosso é colocar de novo o Bahia na Série A.

"No futebol, muito se analisa o resultado, aqui no Brasil principalmente", afirma atacante (Foto: EC Bahia / Divulgação)

Com a sabedoria de quem sabe que um gol marcado na última quarta não quer dizer, necessariamente, que tudo está perfeito, nem que a ausência dele significa má fase, Thiago Ribeiro espera muito mais.

- Feliz pelo gol, graças a Deus consegui marcar esse tão esperado primeiro gol e mais ainda pela classificação para a final, que nos coloca em situação de disputar esse título. Então, muito feliz por alcançar essa meta, só que agora a gente tem que comprovar. Quando você chega na final você tem que entrar em campo e concretizar o que fez ao longo do campeonato e a gente vai ter essa oportunidade agora, de fazer dois jogos com vantagem. A gente tem que procurar fazer o melhor e tirar proveito dessa vantagem para conquistar o título.

O primeiro jogo das finais do Campeonato Baiano, inicialmente marcado para este domingo, foi adiado para o dia 1º de maio. Com a vantagem de ter a melhor campanha na primeira fase da competição, o Tricolor joga por dois resultados iguais para ficar com o título.

Leia também:
Nei Pandolfo aprova adiamento de partida e confirma busca por reforços
Danilo Pires reconhece má atuação do time do Bahia: “Podemos muito mais”
Cássio, Marcelo Lomba e goleiro do Flu de Feira brigam pela defesa mais bonita
Doriva explica manutenção de Paulo Roberto e saída de Feijão: “Coerência”
Nei Pandolfo promete Bahia competitivo para início da Série B
Doriva não escolhe adversário na Final do Campeonato Baiano: “Preparado para qualquer um”
Video: Os gols de Bahia 2×1 Fluminense de Feira pela semifinal do Campeonato Baiano 2016
Arianny Celeste aumenta a nossa ansiedade pelo fim de semana de UFC

Fonte: Ge.com