Postado por - Newton Duarte

Federação de atletas fatura mais que grandes clubes e cobra dívida do Bahia

A federação de atletas foi criada no ano de 1995, com ideia do Ministro Extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o ex-jogador Pelé

Criada com o objetivo de intermediar a assistência social e educacional das Associações de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP) para os atletas, a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP), teve em 2015 um faturamento superior as receitas de grandes clubes do futebol nacional (aproximadamente R$ 19 milhões). A receita é gerada graças a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Imagem: Divulgação

A entidade máxima do futebol brasileiro obrigou os clubes a pagar 0,8% dos valores de transferências diretamente para a FAAP. A confederação, inclusive, já enviou um documento aos clubes avisando que estes seriam impedidos de inscrever jogadores caso não fose depositdado o dinheiro direcionado para a federação.

A falta desse pagamento faz com que a FAAP entre com processos na Justiça. Entre os 43 clubes processados, estão Bahia e Vitória.

No Bahia, existem débitos no valor de 82.955,48 e 96.640,00, referentes a percentuais de jogadores nos anos de 2012 e 2014. O Vitória, por sua vez, deve uma quantia de 146.251,78, também por percentuais de jogadores. No total entre todos os clubes, a FAAP cobra R$ 23.420.353,95.

Leia mais:
Doriva confirma retornos de Danilo Pires e Lucas Fonseca contra o Paraná pela Série B
Os Juízes estão de birra comigo, afirma Henrique após pênalti não marcado
Cajá marca em treino, fala sobre data da estreia e diz: ‘Quero ser decisivo’
Em tarde de reapresentação, Renato Cajá realiza primeiro coletivo no Bahia
Doriva lamenta ausência de Hernane Brocador: ‘Está fazendo falta’

Fonte: Bahia Noticias